quinta-feira, 9 de outubro de 2008

[Em DVD] Laranja Mecânica

LARANJA MECÂNICA

-> Informações Gerais:

Título Original:
A Clockwork Orange
Gênero: Ficção
Tempo de Duração: 138 min.
Classificação Etária: 18 anos
Lançamento (EUA): 2 de Fevereiro de 1972
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, baseado em livro de Anthony Burgess
Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Warren Clarke, Adrienne Corri, Carl Duering, Paul Farrell, Clive Francis, Michael Glover
Sinopse: O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar... Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.
-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 9,1 (?)

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:
Por ser considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos da história do cinema, me senti na obrigação de assistir "Laranja Mecânica". O filme é bom e trata de vários temas que são quase imperceptíveis. Realmente, é um dos melhores que já vi mas não merece tanta aclamação assim.
O grande mérito dessa fita é por ser um filme da década de 70 e atual ao mesmo tempo. Sua reflexão e suas idéias são totalmente aceitáveis e servem para criticar o nosso cotidiano de uma maneira bem inteligente. São várias temáticas que surgiram nessa produção e são todas muito bem desenvolvidas: vingança, revolta, alienação, influência do poder, violência doméstica... enfim... uma série de coisas que deixa qualquer um pensativo.
Stanley Kubrick fez um filme marcante por ser muito polêmico, porém mostra a realidade de uma maneira muito séria e verdadeira. O diretor é considerado importante para a sétima arte e em "Clockwork Orange" isso fica muito nítido.
O elenco em geral também esteve muito bom e foram essenciais para transmitir e fazer a mensagem chegar lá no fundo mesmo. Malcolm McDowell fez um ótimo trabalho e eu tenho medo dele até agora por ter feito uma atuação tão profunda. A trilha-sonora também é demais e deixou o clima ainda mais pesado.
Vale a pena lembrar que essa fita foi censurada e duramente criticada na época de seu lançamento, porém é essencial para cada cinéfilo conferir essa fita e vermos que o cinema pode nos impressionar mesmo com uma produção de 1971.
Nota: 9,1

- Por Mateus Pereira:

-

Nota:


-> Extras:

- Trailer:


Nenhum comentário: