sexta-feira, 20 de junho de 2008

[Em cartaz] Fim dos Tempos

FIM DOS TEMPOS

-> Informações Gerais:

Título Original:
The Happening
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 90 min.
Classificação Etária: 16 anos
Lançamento (BR): 13 de Junho de 2008
Site Oficial: http://www.fimdostempos-ofilme.com.br/
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Ashlyn Sanchez, Spencer Breslin, Robert Bailey Jr., Betty Buckley, Jeremy Strong
Sinopse: O filme expõe uma crise ambiental de larga escala que força a humanidade a combater a natureza para sobreviver. A crise é iniciada por uma suposta toxina invisível, que leva a população à loucura e induz ao suicídio. Wahlberg interpreta Elliot Moore, um professor de ciências que tenta proteger os seus filhos da fúria da natureza.

-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 7,4

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:


Lançado em uma sexta-feira 13 para complementar o clima de terror no ar, "Fim dos Tempos" beira o ridículo. Quem está querendo ir ao cinema ver essa produção pensando que ela se equipara a "O Dia Depois de Amanhã" é bom saber que ele tem muitos elementos e muitas falhas de "O Albergue", série co-produzida por Quentin Tarantino.
Me desculpe fãs de "O Albergue", mas aquele filme é decepcionante. Teve uma divulgação bem forte, mas o resultado é horrível e uma produção de última qualidade. "Fim dos Tempos" repete esses méritos e caiu rapidamente no meu quesito.
Logo no começo do filme, algumas seqüências chegam até a ser engraçadas em vez de passar todo aquele clima tenso. Apesar do péssimo roteiro, os vidrados em terror vão sair felizes com o filme: algumas cenas garantem bons sustos. Podemos perceber que faltou um maior envolvimento da equipe no texto, deixando as atuações um tanto quanto forçadas.
Além do roteiro, percebemos alguns problemas técnicos. Em uma das cenas, é possível ver o microfone surgindo no alto da tela. O sangue também não passa a sensação de realidade. Mesmo com todas essas falhas e desencantos com um filme que tinha tudo pra dar certo, sou capaz de recomendar essa produção sim - mas leve alguns amigos juntos para você poder rir de tudo o que acontece. Aí sim seu dinheiro não será jogado fora.
Nota: 4,8

- Por Mateus Pereira:
Inevitavelmente, M. Night Shyamalan atingiu o topo de um dos melhores diretores atuais, seja por seus roteiros exóticos ou sua direção única. Uma boa parte de cinéfilos e críticos o criticam por seus trabalhos "viajados", outros o elogiam ao máximo. E após o fracassado e seu mais fraco trabalho "A Dama na Água", eis que ele nos apresenta "Fim dos Tempos".
Muitos dos que já o assistiram saíram da sala de cinema decepcionados, fato que tenho percebido "perambulando" pela internet, mas eu não.
Primeiramente, a grande “culpada” para tal magnitude é a crítica que a história exprime que de forma alguma é pretensiosa e certamente nos faz refletir. Acredito que não tenha sido o objetivo principal de Shyamalan fazer uma crítica exposta e óbvia, mas mesmo assim sua crítica sobre a natureza fica clara após momentos de reflexões e ao interligar a fala de uma personagem ("Não toque no que não é seu!") e sendo assim, tudo se resume num grande "dedo do meio" para quem não respeita e desmata a natureza.
Então, é certo que após "Leões e Cordeiros", o novo trabalho de Shyamalan é um dos melhores filmes atuais no quesito crítica. Claro que o roteiro tem algumas falhas, afinal, finais clichês já estão virando algo muito presente no cinema e a qualidade de "Fim dos Tempos" vai diminuindo com o passar do tempo.
Mas certamente, o que ajuda na caracterização da história são as cenas de suspense e mortes que com uma trilha sonora bem composta deixam qualquer um tenso e grudado na cadeira.
Já os atores, tiveram papéis pouco caracterizados, mas suas atuações foram intensas e convincentes, especialmente a do versátil Mark Wahlberg que vem se destacando cada vez mais.
Sem mais delongas, romance, ação, suspense, comédia, drama, aventura e ficção são gêneros que estão muito presentes em "Fim dos Tempos", cada um com sua proporção, mas enfim, quem gosta de uma boa história com crítica, suspense e apocalipse não pode perder essa.

Obs: Alguém viu o Shyamalan atuando? Eu não.

Nota: 8,0

-> Extras:

- Trailer:

Nenhum comentário: