sábado, 13 de setembro de 2008

[Em cartaz] Ensaio Sobre a Cegueira

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

-> Informações Gerais:

Título Original:
Blindness
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 121 min.
Classificação Etária: 16 anos
Lançamento (BR): 12 de Setembro de 2008
Site Oficial: http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/
Direção: Fernando Meirelles
Roteiro: Don McKellar, baseado em livro de José Saramago
Elenco: Julianne Moore, Danny Glover, Alice Braga, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Don McKellar, Maury Chaykin, Martha Burns
Sinopse: Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 9,2

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:

Finalmente, "Ensaio sobre a Cegueira" - um dos filmes mais aguardados e comentados do ano, chegou a rede de cinemas nacionais. E com exclusividade: Os americanos só irão conferir a produção no dia 3 de outubro. Valeu Fernando Meirelles!
Porém, o que poderia ser um ótimo motivo para comemorar por seu filme estar sendo cotado para concorrer ao Oscar de melhor filme, se tornou uma verdadeira decepção. O diretor brazuca nos traz um filme impressionante e impactante sim, mas ele também comente alguns erros e alguns deslizes no roteiro que levaram a possível indicação por água abaixo.
Antes que você desista de ler essa crítica ou de conferir "Blindness", espere! O filme é interessante sim. Os ângulos utilizados por Meirelles e seu ótimo jogo de luzes - que contou com o apoio e as técnicas de César Charlone, são brilhantes e deixaram a trama ainda mais profunda. A trilha-sonora, vital por tratar de um tema tão estrondoso, teve uma boa presença para o filme atingir sucesso.
Enquanto nas partes técnicas o filme impressiona, no roteiro ele deixa a desejar. É uma história que deixa qualquer um pra pensar mais a fundo na sua vida, mas a produção poderia ter sido um pouco mais "resumida". Algumas cenas se tornaram monótonas e outras um tanto quanto paradas demais.
Mesmo assim, o elenco é ótimo. Julianne Moore cumpriu bem seu papel, porém não merece uma indicação ao Oscar - faltou um pouco mais de drama em sua atuação. Alice Braga (É! A mesma brasileira que chamou atenção da mídia internacional por sua participação em "Eu sou a Lenda") também convence. Os outros atores (Você não sabe o nome de ninguém o filme todo!) foram bem, mas todos ofuscados pelo trabalho de Moore.
Apesar desses detalhes, "Ensaio..." é bom por deixar uma mensagem final meio poética e totalmente reflexiva. O espectador "normal" e atenado aos blockbusters irá se decepcionar totalmente com essa fita. Os cinéfilos terão opiniões bem alternadas, mas todos terão uma certeza: Não foi dessa vez Fernando Meirelles! Calma, pois um dia a estatueta vai ser sua.

Nota: 8,9

-Por Mateus Pereira:

Essa certamente é uma das críticas mais difíceis que já fiz, provavelmente porque a obra me cansou várias sensações, a grande maioria delas positivas.
Estreando três semanas antes no Brasil do que nos EUA, "Ensaio Sobre a Cegueira" é uma experiência cinematográfica única e imperdível, devido, principalmente, a direção impecável de Fernando Meirelles.
Primeiramente, a direção do filme é fantástica e foi um fator muito decisivo para definir o resultado final como bom ou ruim, no caso muito bom. Fernando tem uma sensibilidade e uma criatividade na hora de dirigir que o torno um dos melhores diretores da atualidade. Sem querer ser piegas, mas, sério mesmo, me falta até palavras para descrever o jeito único de dirigir que só o Fernando sabe fazer.
Apesar de ainda não ter lido o livro do José Saramago, já ouvi falar que apesar da obra literária ser praticamente impossível de ser adaptada cinematograficamente com qualidade, Fernando e toda a equipe conseguiram fazer um excelente trabalho. Mas apesar disso, acho que o único defeito, pelo menos para mim, foi a falta de ritmo que me causou um desconforto indescritível, especialmente na metade do filme. Enfim, as mensagens da obra podem ser interpretadas de vários jeitos, afinal temas como moralidade e degradação humana não tem apenas um jeito de entender e refletir, mas de qualquer forma, as mensagens poéticas e metafóricas são as melhores possíveis.
As atuações são de uma qualidade fantástica. Incondicionalmente Julianne Moore é a estrela do projeto e certamente merece ser destacada, pois seus olhares e expressões faciais são mais significativos do que milhares de palavras. O resto do elenco principal (Danny Glover, Alice Braga, Mark Ruffalo e Gael García Bernal) também se saiu extremamente bem, alguns com mais destaque, é claro.
A fotografia é uma das melhores que já em toda minha vida, sério mesmo, as cenas preenchidas com branco ficaram incríveis. A edição também é ótima, assim como a trilha sonora, que tem um papel muito significativo no desenrolar da história.
Finalmente, após tantos elogios e apenas um defeito não há como negar que "Ensaio Sobre a Cegueira" é, particularmente, uma obra-prima indispensável e sendo assim, um dos melhores filmes do ano e já entra para a minha lista de obras preferidas.

Obs: Em relação ao Oscar, acho que "Ensaio Sobre a Cegueira" merece ao menos as seguintes indicações: direção, atriz (Julianne Moore), edição, trilha sonora e fotografia. Mas ainda é cedo para dizer, pois ainda tem muito chão (e filmes) pela frente que podem 'atrapalhar' o caminho do filme para chegar ao Oscar.

Nota: 9,5

-> Extras:

-Trailer

Nenhum comentário: