domingo, 10 de fevereiro de 2008

[Em DVD] Conduta de Risco

CONDUTA DE RISCO

-> Informações Gerais:

-Vencedor de 1 Oscar: Melhor Atriz Coadjuvante (Tilda Swinton)
Título Original: Michael Clayton
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 119 minutos
Lançamento (BR): 07 de Dezembro de 2007
Site Oficial: http://michaelclayton.warnerbros.com/
Direção: Tony Gilroy
Roteiro: Tony Gilroy
Elenco: George Clooney, Tom Wilkinson, Tilda Swinton, Sydney Pollack, Pamela Gray
Sinopse: Michael Clayton (George Clooney) é um ex-Promotor Público que agora trabalha para um grande escritório de advogados em Nova York. Mas está descontente porque realiza um trabalho quase humilhante, sem muita chance de mostrar seu potencial. A grande chance aparece quando um escritório concorrente arma uma sabotagem num processo milionário.

-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 3,8

-> Críticas:

-Por Júlio Boll:
"Um dos melhores filmes do ano"? Que nada. Eu incluiria ele em um dos PIORES DO ANO. Péssimo! Rídiculo! Mais um filme que merecia menos indicações do que recebeu (Ou nem ser indicado). Não gostei mesmo. Comecei a ver o filme e faz bem aquele estilo de "Já tá acabando?" ou então "Nossa... Parece que esse filme não anda". O que estragou de verdade foi o roteiro precário, com falas longas, cenas desnecessárias e nem um pouco de suspense - como foi classificado. Para mim, aquilo é nada mesmo. Se me perguntassem, eu não saberia dizer qual gênero que é.
George Clooney nem merecia ser indicado. O que me contenta é que ele não venceu, sendo derrotado pelo simples papel de Day-Lewis por Sangue Negro. Clooney tem falas compridas e ele não traz muita emoção. Não convence mesmo.
O filme em si também. Além do roteiro mal estruturado, o elenco é nada entrosado e parecem perdidos em cena. Tilda Swinton levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, que deve ser considerado uma das vitórias mais roubadas na noite. Dá para contar nos dedos em quantas cenas ela aparece no filme inteiro e também não faz grande coisa.
Acho que nem preciso dizer que odiei "Conduta de Risco" e que os votantes da Academia deviam ter bebido antes de indicar várias estatuetas ao filme e dar a vitória a Swinton. Que vergonha!
Nota: 0,6

- Por Mateus Pereira:

Sinceramente, da primeira vez que vi "Conduta de Risco", no cinema, eu simplesmente não via a hora de sair da sala de exibição e detestei-o, achando todas as suas indicações ao Oscar injustas, com exceção da trilha sonora apenas. Mas após ler várias críticas positivas e até após certas reflexões sobre o porquê das várias indicações do filme a vários prêmios, resolvi deixar meu orgulho de lado e alugar o DVD para realmente tentar entender o que estava acontecendo para eu ter tal raiva da obra. E agora, aqui estou eu, após rever o filme, para atualizar minha crítica, e claro, alterar minha nota, pra melhor.
Primeiro, o que me chamou a atenção dessa vez foi o roteiro, que apesar de ter uma narrativa rápida demais, cheia de informações e confusa, pode ser considerado bem feito, mas mesmo assim, se tem algo que me intriga é que quando você passa a entender a história, ela acaba se tornando algo incrivelmente simples, ou seja, o roteiro foi incrementado com várias informações para transparecer uma trama inteligente, não negando que há alguns diálogos ótimos, mesmo que tenham outros que são vazios e desnecessários.
As interpretações tiveram ótimas revelações, principalmente os indicados aos respectivos prêmios coadjuvantes do Oscar: Tilda Swinton (apesar de não ter concordado com a sua vitória no Oscar, por mais que tenha sido um prêmio de consolação para "Conduta de Risco", mas enfim, é uma atriz versátil que até que atuou bem, especialmente na cena final) e Tom Wilkinson (esse sim conseguiu honrar seu personagem com uma atuação bem trabalhada, provando ser um ótimo ator da atualidade). Já o George Clooney, concretiza minha opinião de que é apenas um rostinho bonito que apesar de ter presença em cena, não vejo uma atuação convincente e de qualidade, como várias pessoas dizem. Sendo assim, George nem merecia sua indicação ao Oscar, sendo facilmente reconhecível que outros atores a mereciam bem mais, como por exemplo: Denzel Washington (O Gângster), James McAvoy (Desejo e Reparação) e Mathieu Amalric (O Escafandro e a Borboleta).
Já a ótima e impactante trilha sonora mereceu realmente a sua indicação ao Oscar, mas é claro que é unânime que "Desejo e Reparação" era a melhor trilha sonora, assim conquistando o prêmio merecidamente. E também o filme tem uma excelente fotografia que deu um clima à parte para a história (especialmente na cena dos cavalos).
Resumindo, apesar de ter apreciado mais a obra, ainda não posso dizer que as indicações aos prêmios principais do Oscar (filme, direção, ator e roteiro) foram merecidas, entretanto é certo que as outras indicações (atriz coadjuvante, ator coadjuvante e trilha sonora) mereceram sim suas indicações.
Seja como for, "Conduta de Risco" certamente vale a pena ser visto, apesar de alguns certamente o acharem confuso e chato, mas é normal, a solução é assistir novamente.

Nota: 7,0

-> Extras:

- Trailer:



- Fotos: Via Google. Clique aqui.

Nenhum comentário: