sexta-feira, 29 de agosto de 2008

[Em cartaz] O Procurado

O PROCURADO

-> Informações Gerais:

Título Original:
Wanted
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 108 min.
Classificação Etária: 18 anos
Lançamento (BR): 22 de Agosto de 2008
Site Oficial: http://www.wantedmovie.com/
Direção: Timur Bekmambetov
Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas e Chris Morgan
Elenco: James McAvoy, Morgan Freeman, Angelina Jolie, Common e Kristen Hager
Sinopse: Wesley Gibson (James McAvoy) é um jovem de 25 anos de idade que não vê muito sentido na vida após o misterioso assassinato do pai. Tudo muda quando Wes conhece Fox (Angelina Jolie), uma mulher enigmática e sedutora que o contrata para uma sociedade secreta chamada de Fraternidade. O objetivo de Fox é treinar Wes para que ele se torne um assassino da Fraterninade, mas também se vingue da morte do pai. Aos poucos, no entanto, o rapaz vai descobrindo que o perigo está mais perto do que os olhos podem ver. Adaptação de uma série de quadrinhos criada por Mark Millar e J.G. Jones.
-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 8,6

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:
Antes de mais nada, se você ama realismo e acha que o cinema deve apenas criar em cima do que vemos no dia-a-dia, onde balas seguem linhas retas e carros sobem em cima de outros e causam aquele acidente, nem tente ler essa crítica e nem ao menos conferir "O Procurado".
E é isso mesmo. O importante para assistir à essa bela produção é simplesmente "entrar na brincadeira" - são sequências e cenas muito bem trabalhadas que tornam o impossível algo brilhantemente normal.
Então, vamos ao filme, no qual temos vários pontos que valem a pena serem comentados. O primeiro deles é a capacidade de Timur Bekmambetov. Indescrítivel. O diretor de 47 anos e apenas 4 filmes no currículo causou um impacto muito grande com essa produção. Os seus ângulos, o detalhamento e o tratamento de cada cena foram minuciosamente feitos pelo russo e é entretenimento de primeira classe. Com "O Procurado", ele só reforçou aquele mundo Matrix que conhecemos e ampliou com mais recursos. Assim como Tarantino possui roteiros alternativos e Woody Allen brilha com sua psicologia em suas produções por exemplo, Bekmambetov nos mostra um mundo paralelo que está na nossa vista (Mesmo sendo fisicamente impossível) e utiliza de recursos pra lá de interessantes - ele criou seu "estilo de filme", podemos dizer.
Outro ponto que quero ressaltar são as atuações. Angelina Jolie, o grande chamariz do filme, repetiu a façanha de "Sr e Sra Smith" onde faz coisas incríveis com uma arma e chama ainda muita atenção com sua expressão em cena (Além de seu belo corpo que nem é mais preciso comentar!). James McAvoy, o protagonista da produção, é outro que se destacou bem em cena e exibe um de seus melhores trabalhos nessa fita - melhor nesse do que em "Desejo e Reparação" por exemplo.
Por fim, a trilha-sonora e os efeitos especiais são show de bola! Os fundos musicais deram ainda mais vida e mais intensidade em cenas pra lá de energéticas e os efeitos especiais foram essenciais para deixar qualquer espectador boquiaberto com o que acontece.
Enfim, "O Procurado" é um filmaço - desde que você participe do jogo.
Nota: 8,9

- Por Mateus Pereira:
Filmes de ação e aventura nunca faltaram, afinal, sempre tem pelo menos um passando nos cinemas, mas infelizmente pelo menos metade deles são fracos ou até mesmo ruins. Em tempos como esses, após o estrondoso sucesso de "Batman - O Cavaleiro das Trevas", eis que surge "O Procurado".
Óbvio que no geral, o grande atrativo da obra é a Angelina Jolie, sem dúvida alguma. Mas também, tal prestígio mundial, deve-se também a inovação em cenas de ação que o diretor russo Timur Bekmambetov consegue nos proporcionar. Pois é, apesar de muitos terem achado algumas cenas de ação forçadas e irreais, certamente criatividade e adrenalina é o que não falta. Para apreciar a obra, é necessário entrar na "brincadeira" que o enredo propõe e deixar as leis de física de lado por um momento.
Se tem algo em que a obra acaba pecando, é certamente um pouco no roteiro, nada mais. Apesar disso, o final do filme não tem nada de previsível e ainda consegue nos deixar de boca aberta, ou seja, é um final incrível.
Como já foi dito anteriormente, o destaque é a Angelina Jolie, com uma atuação segura e disciplinada, como sempre. O sempre promissor James McAvoy teve um de seus melhores trabalhos. Já o experiente Morgan Freeman nem precisou se esforçar muito para ter uma atuação ao menos razoável. Enfim, esse é trio principal, do qual todos se saíram muito bem.
Entre os aspectos técnicos, os que se destacam são a sempre eletrizante e compatível trilha sonora e os excelentes efeitos especiais. Entretanto, se algo que me incomodou foram as cenas de ação em câmera lenta, que para "piorar", aparecia o personagem principal falando em 'slow motion'.
"O Procurado" é entretenimento puro de primeira qualidade que merece ser apreciado, até porque já pode ser considerado um dos melhores filmes do ano até o momento. E que venha "O Procurado 2"!

Nota: 8,3

-> Extras:

- Trailer:


Nenhum comentário: