quinta-feira, 14 de agosto de 2008

[Em DVD] Across the Universe


ACROSS THE UNIVERSE

-> Informações Gerais:

Título Original:
Across the Universe
Gênero: Musical
Tempo de Duração: 131 min.
Classificação Etária: 10 anos
Lançamento (EUA): 07 de dezembro de 2007
Direção: Julie Taymor
Roteiro: Dick Clement e Ian La Fresnais, baseado em estória de Julie Taymor, Dick Clement e Ian La Fresnais
Elenco: Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Dana Fuchs, Martin Luther, T.V. Carpio, Spencer Liff, Lisa Hogg, Nicholas Lumley, Michael Ryan, Angela Mounsey
Sinopse: Nas letras das canções mais famosas do mundo existe uma história que nunca foi contada... Inusitados encontros proporcionam a Sadie, JoJo, Prudence e aos irmãos Lucy e Max, singulares experiências que não aconteceriam se não fosse a iniciativa do jovem estivador Jude (Jim Sturgess) de deixar Liverpool em busca do pai, um ex-soldado que constituiu família nos Estados Unidos. Across the Universe é um musical revolucionário de rock, com amores, diferenças ideológicas, sociais e belíssimas canções que recria, com delicadeza e psicodélica criatividade, a América do turbulento período do fim da década de 60.
-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 6,7 (?)

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:

Inspirado nas eternas músicas do The Beatles, Across the Universe usou e esbanjou das letras da banda para realizar um filme marcante, impactante e que deixe o cinéfilo com uma reflexão na cabeça. Ele marcou, mas não da mesma maneira em todos que assistirem.
O filme começou bem, mas o excesso de partes cantadas estendeu ainda mais o tempo da produção. Infelizmente, chegou até a ser um pouco cansativo. Ou seja, se for assistir Across... esteja com uma ótima disposição e goste de musical (!).
Mas vamos falar da história, que é o ponto que realmente importa. Eu esperei algo bem desenvolvido, mas o texto se perdeu em algumas horas e acredito que esse é o grande pecado do filme. Pode ser a trilha que, por ter sido altamente trabalhada, tenha me desanimado um pouco. E nessa confusão entre roteiro e musical, Across the Universe caiu facilmente nos meus quesitos de aprovação.
A história é boba, mas nos minutos finais ela deixa uma mensagem interessante - que será imperceptível por quem estiver odiando a fita. Nem preciso dizer que a trilha foi bem feita, mas eles poderiam ter enxugado um pouco mais para não ampliar tanto a duração. Alguns timbres dos clássicos dos Beatles foram alterados e isso me decepcionou também, apesar de ter tido um resultado interessante (Nada melhor do que 'I Want To Hold Your Hand' na voz do quarteto).
O figurino, que foi indicado ao Oscar 2008, é perfeito. Algumas roupas são únicas, peças jamais vistas e que mereceram a indicação. Mas isso é tudo. Um musical super desenvolvido que pecou no básico - roteiro. Só isso.
Nota: 6,7

- Por Mateus Pereira:

-

Nota:

-> Extras:

- Trailer:



Nenhum comentário: