sexta-feira, 2 de maio de 2008

[Em DVD] Apenas uma Vez

APENAS UMA VEZ

-Vencedor de 1 Oscar:
Melhor Canção Original ("Falling Slowly")

-> Informações Gerais:

Título Original:
Once
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 85 min.
Classificação Etária: 12 anos
Lançamento (BR): 18 de Abril de 2008
Site Oficial: http://www.foxsearchlight.com/once/
Direção: John Carney
Roteiro: John Carney
Elenco: Glen Hansard, Marketa Irglova, Hugh Walsh, Gerry Hendrick, Alastair Foley
Sinopse: Ele é um talentoso músico, que ganha a vida com seu violão nas ruas de Dublin e ajuda o pai em uma loja de aspiradores de pó. Ela é tcheca que anda pelas mesmas ruas, vendendo rosas para sustentar sua família e tem como hobby o piano. O acaso fez com eles se encontrassem e a paixão pela música fará com que eles vivam uma experiência inesquecível. Uma linda história de amor embalada por músicas que traduzem os caminhos do coração.

-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 9,3

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:
Quer fazer cinema e não tem muita grana para investir em seu grande projeto cinematográfico? Não desanime! Pegue uma câmera digital, alguns amigos e comece a bolar algo. Essa brincadeira pode conquistar um Oscar! Acredite se quiser, mas essa ironia se tornou realidade em 2008.
Com apenas 150 mil dólares (!), "Apenas uma Vez" venceu o Oscar de Melhor Canção Original. E não é a toa. A encatável "Falling Slowly" é somente o começo do que Once nos proporciona - uma obra-prima com uma trilha-sonora maravilhosa. Com certeza, o conjunto de músicas desse filme é um dos melhores do ano (Se não for o melhor), pois a trilha é nada cansativa e possuem letras que podem ser facilmente decoradas (Eu estava cantando junto com a produção!).
E não é apenas a trilha que encanta o espectador. A produção se conduz de uma maneira tão... única, que marcará cada um que assistir. A história se traduz pelas músicas e, mesmo sendo algo tão simples, é impecável.
Os atores também se saíram bem, apesar de demonstrarem claramente que não estão muito familiarizados com as câmeras. Mesmo assim, a dupla principal desempenhou bem a sua função e deixaram tudo muito bem feito. Enfim, "Apenas Uma Vez" é como uma música viciante - você quer ver e rever milhares de vezes, mesmo sem saber explicar o porque de ser tão bom.
Nota: 9,3

- Por Mateus Pereira:
Filmado em apenas 15 dias, gastando 150 mil dólares e com filmagem amadora (feita na com a câmera na mão) seriam motivos suficientes para qualquer filme ser ruim, entretanto a situação é totalmente reversa em "Apenas uma vez".
Se você espera uma comédia romântica com cenas de amor, vai acabar se decepcionando, pois "Apenas uma Vez" é muito mais do que isso. Muitos vão achar o estranho no começo e vão se perguntar por que estão exatamente assistindo-o, mas acreditem, o filme é conduzido de uma maneira tão sutil e delicada que quando você se der conta, vai estar encantado pelo filme.
Sem possuir muitos diálogos, a história vai se contorcendo através da música, que apesar de expressarem os sentimentos dos personagens sem exageros e nos momentos certos, não se compara a chatice que a maioria dos musicais é, afinal ninguém merece ter que ouvir músicas chatas para um simples "Que horas são?", por exemplo. E é curioso que os nomes dos personagens não são em nenhum momento do filme mencionados e realmente, foi algo que não fez falta.
O roteiro é um dos melhores dos últimos tempos, apesar de simples e sem muitos diálogos, mas é muito sincero e sem os clichês que já estão virando tradição. Foi admirável ver que souberam colocar as músicas nos momentos certos, assim fazendo uma ligação entre os personagens, não através de falas e sim de fato, da música. Sem contar que a história acabou no momento certo, se ultrapassasse daquele momento o filme não iria ser tão bom, então foi um final perfeito.
Já em relação às músicas, são definidas simplesmente por uma palavra: perfeitas! Não há palavra melhor para descrevê-las, se não “perfeita”, as letras foram muito bem pensadas, criadas e compostas, letras umas melhores que as outras, mas claro, destaque para a música ganhadora do Oscar "Falling Slowly" que nos deixa com vontade de sair do cinema cantando, literalmente.
Por fim, as atuações, se considerando que os atores principais Glen Hansard e Markéta Irglová são músicos e não atores, tiveram atuações no mínimo bem sucedidas, realmente souberam sentir a música e fazer do filme explosivamente encantador.
Pelo menos para mim, o filme é um dos melhores filmes desse ano que estrearam até o momento, e com certeza não merece ser visto apenas uma vez.
Nota: 9,3

-> Extras:

- Trailer:

Nenhum comentário: