sexta-feira, 2 de maio de 2008

[Em DVD] Stardust - O Mistério da Estrela

STARDUST - O MISTÉRIO DA ESTRELA

-> Informações Gerais:

Título Original:
Stardust
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 128 min.
Classificação Etária: 12 anos
Lançamento (BR): 12 de outubro de 2007
Site Oficial: http://www.stardustmovie.com/
Direção: Matthew Vaughn
Roteiro: Jane Goldman e Matthew Vaighn, baseado em graphic novel de Neil Gaiman
Elenco: Claire Danes, Charlie Cox, Sienna Miller, Ricky Gervais, Jason Flemyng, Peter O'Toole, Michelle Pfeiffer e Robert De Niro.
Sinopse: STARDUST nos conduz numa aventura que tem início em uma pequena cidade da Inglaterra e termina em lugares que existem apenas no mundo da imaginação.O jovem Tristan (CHARLIE COX) tenta conquistar o amor da bela e fria Victoria (SIENNA MILLER) indo em busca de uma estrela cadente. A jornada o leva a uma terra esquecida e misteriosa além dos muros da cidade. Nessa odisséia, Tristan encontra a estrela, que se transformou numa garota fascinante chamada Yvaine (CLAIRE DANES).
Mas Tristan não é o único à procura da estrela. Os quatro filhos vivos de um rei (PETER O'TOOLE) - sem falar dos espíritos de seus três irmãos já falecidos - competem pela estrela na disputa pelo trono. Tristan também terá de enfrentar a feiticeira má Lamia (MICHELLE PFEIFFER), que pretende usar a estrela para recuperar a juventude. Ao lutar para sobreviver a todas essas ameaças - encontrando pelo caminho um pirata, o capitão Shakespeare (ROBERT DE NIRO), e o suspeito negociante Ferdy, o Receptador (RICKY GERVAIS) -, Tristan vê sua missão mudar: ele precisa ganhar o amor da estrela, agora que descobriu o verdadeiro amor.

-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 7,6

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:


Um show de efeitos visuais é o principal chamariz de Stardust - produção de 2007 agora em DVD. Para defender as ótimas montagens, irei começar com uma frase de José Wilker: "Os efeitos especiais servem para escondem a falta de criatividade". Desde que ouvi essa frase do "crítico", eu não concordei. Acredito que eles servem para aumentar o potencial de produção de um filme e ampliar ainda mais suas alternativas. E é bem isso que acontece em Stardust.
Quem gosta de filmes como Crônicas de Nárnia, Harry Potter e Senhor dos Anéis, irá com certeza se apaixonar de cara com essa fita. Um mundo encantado de bruxas, princípes, princesas, estrelas cadentes e seres humanos normais. São essas as características dessa fita, que mistura elementos reais com o fantástico.
Stardust usa e abusa disso. Eu adoro Harry Potter, mas achei que essa produção ficou um pouco inferior. Foram muitos efeitos e parece que eles esconderam um pouco as boas atuações. O único que se salva, sem dúvida, é Robert DeNiro, que faz um personagem engraçado e que vai arrancar muitos risos.
O roteiro se saiu bem até, encaixando todas as peças no final. Os cenários também estão super bem filmados. Porém, não me deu AQUELE clique, sabe? O filme é bom, mas parece que faltou algo. Quem sabe uma trilha mais desenvolvida ou então uma maior investida no psicológico dos personagens.
Muitos irão gostar. Outros nem tanto. A opinião em relação à essa fita será bem dividida, com certeza. Só assistindo para obter sua própria conclusão.

Nota: 7,3

- Por Mateus Pereira:

Comédia, ação, romance, suspense, fantasia, aventura e mistério. Já imaginou uma história que misturasse todos esses gêneros de forma completamente divertida?! Pois é, essa história chegou.
"Stardust", baseado no graphic novel de Neil Gaiman, seria um filme qualquer, se não fosse por sua criatividade e pelos atores e atrizes, entretanto, com atores do porte de Michelle Pfeiffer e Robert De Niro, não tem como uma história dessas passar despercebida.
Primeiramente, todos os atores, sem exceção tiveram atuações realmente bem trabalhadas, destaque para os atores citados a cima, que, por sua experiência e carisma, conquistaram o telespectador de forma inesperada. Robert De Niro interpreta um personagem hilário, que nos faz rir em praticamente todas as suas cenas e Michelle Pfeiffer simplesmente ficou perfeita interpretando uma bruxa.
Posteriormente, temos o roteiro que a cada cena deixa qualquer um cada vez mais encantado (ou não) pela história, além de ter sido muito bem adaptado. Fantasia é o gênero principal da história, então se você não gosta do gênero, talvez decididamente não goste do filme, entretanto, vale tentar se entregar à história, pelo menos.
Outros pontos que valem a pena citados, são certamente a fotografia, que foi bem pesquisada, além dos efeitos especiais que são ótimos, e que no contexto das cenas, são de tirar o fôlego. Trilha sonora também muito boa, se encaixando perfeitamente no filme. E, por último, a direção de arte também foi muito bem selecionada e bem desenvolvida.
Mas entre pontos positivos, sempre tem pelo menos um negativo, que no caso é o desenvolvimento do filme, que poderia ser mais bem trabalhado e realmente, depois de assistir ao filme, você acaba ficando com aquela sensação de que faltou alguma coisa, infelizmente.
Entre pontos positivos e pontos negativos, o filme esbanja criatividade e certamente quem gostou de filmes como "Harry Potter", "As Crônicas de Nárnia" e até talvez "O Senhor dos Anéis", com o Júlio já citou, vai gostar dessa divertida história que é ótima de se assistir com toda a família reunida.

Nota: 7,9

-> Extras:

- Trailer:




Nenhum comentário: