quinta-feira, 1 de maio de 2008

[Em DVD] Os Indomáveis

OS INDOMÁVEIS

-> Informações Gerais:

Título Original:
3:10 to Yuma
Gênero: Western
Tempo de Duração: 117 min.
Classificação Etária: 16 anos
Lançamento (BR): 18 de Fevereiro de 2008
Site Oficial: http://www.osindomaveisofilme.com.br/
Direção: James Mangold
Roteiro: Halsted Welles, Michael Brandt e Derek Haas, baseado em estória de Elmore Leonard
Elenco: Russel Crowne, Christian Bale, Peter Fonda, Ben Foster
Sinopse: Daven Evans (Christian Bale) é um jovem rancheiro escolhido pelo xerife para escoltar Wade, um perigoso líder de uma gangue, até o tribunal de Yuma, no Colorado. Mas ao chegar lá, o rapaz é surpreendido pelo bando do criminoso disposto a tudo para libertá-lo. A partir daí, é iniciada uma forte batalha entre as gangues rivais.

-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 8,2

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:

Regravação de "O Galante e o Sanguinário" da década de 50, "Os Indomáveis" recebeu duas indicações ao Oscar de 2008 (Ganhou nenhum) e só esse motivo me impulsionou a alugar. Não me arrependi e fiquei afim de rever. A produção está ótima, com uma trilha-sonora que dão ainda mais clima ao filme e com atuações bem feitas.
Não sou fã de carteirinha desse gênero e nunca entrei nas prateleiras de Western na locadora, mas agora fiquei com vontade de conferir mais. O que mais me atraiu em "3:10 to Yuma" foi o denso roteiro, que contem intelegentíssimas falas e ótimas referências. Para acrescentar ao texto, Crowne e Bale completam tudo isso com atuações dignas de aplausos. Outro ator que também merece atenção é o novato Logan Lerman que fez um personagem bem marcante na trama.
A trilha-sonora foi indicada ao Oscar e está bem feita mesmo. O clima tenso ficou ainda mais evidente com o fundo musical. Porém, acredito que a vitória de Desejo e Reparação nessa categoria foi mais do que justa - merecendo bem mais que o compositor desse filme.
Os cenários e a direção de arte também são mais motivos para se ver "Os Indomáveis". O belo figurino preocupado com os mínimos detalhes deixam o visual do filme ainda mais antigo. Se recomendo? Com certeza! Filme básico para qualquer cinéfilo de plantão.

Nota: 8,9

- Por Mateus Pereira:
"Os Indomáveis" é a melhor prova atual (apesar ser praticamente a única) que as histórias de western não estão fora de moda e podem ser muito melhores que certos filmes que estão em abundância nos cinemas.
Eu, particularmente, não gosto muito do gênero western, entretanto, esse filme me fez simpatizar e admirar pelo menos um pouco mais e agora, estou interessado em assistir outras histórias do gênero, como por exemplo, o clássico "Os Imperdoáveis" que parece ser ótimo, pelos comentários que tenho lido.
Analisando o contexto, o roteiro é intrigante, bem bolado e certamente inteligente, o telespectador tenta imaginar como uma história dessas poderia acabar, mas no fim acaba se decepcionando um pouco, mas bem pouco, pelo menos foi o meu caso. Só pela história, já é um grande motivo para "Os Indomáveis" ser assistido.
Outro ponto forte, são os atores principais que foram muito bem selecionados, com certeza deram o melhor de si e obtiveram um grande êxito: Russell Crowe (após uma recaída em suas atuações nos últimos anos, finalmente retornou brilhantemente bem e seria interessante vê-lo fazendo outro vilão), Christian Bale (também ótimo no filme, finalmente teve uma grande atuação e com certeza está em uma de suas melhores fases de atuações) e para fechar com chave de ouro Ben Foster (que após fazer papéis pequenos em X-Men e Alpha Dog, finalmente teve um papel digno do seu nível de atuação).
Certamente, o filme não seria nada sem o roteiro e os atores que teve.
A trilha sonora está perfeita e no ponto, bem ao estilo de western. Produção também está de parabéns, cada detalhe fez a diferença no filme. E para completar, maquiagem e figurino foram minuciosamente escolhidos e bem projetados.
Essa série de fatores positivos torna "Os Indomáveis" um filme que merece ser assistido, apesar de ter sido muito pouco divulgado, até por ser um tema pouco atrativo para muitas pessoas. Até tiveram que mentir, colocando um pôster numa revista dizendo que era o filme mais aguardado do ano! Pode uma coisa dessas?! Certamente o cargo de filme mais aguardado de 2008 está, atualmente, entre "Indiana Jones" "Batman" ou "Harry Potter" ou até "As Crônicas de Nárnia", então cuidado com essas divulgações enganosas.

Nota: 7,5

-> Extras:

- Trailer:


Nenhum comentário: