quinta-feira, 1 de maio de 2008

[Em cartaz] Homem de Ferro

HOMEM DE FERRO

-> Informações Gerais:

Título Original:
Iron Man
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 126 min.
Classificação Etária: 12 anos
Lançamento (BR): 30 de Abril de 2008
Site Oficial: http://www.homemdeferro.com.br/
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Art Marcum, Matt Holloway, Mark Fergus e Hawk Otsby, baseado em personagens criados por Stan Lee, Don Heck, Jack Kirby e Larry Lieber
Elenco: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Gwyneth Paltrow, Famke Janssen
Sinopse: Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.
-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 8,8

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:
Primeiro grande blockbuster de 2008 e primeira grande surpresa! Eu fui conferir Homem de Ferro com um pé atrás, esperando um filme repleto de efeitos especiais, que iria divertir crianças até 14 anos, e história que é bom? Nada.
Porém, a película me impressionou e muito. Essa produção se enquadra na mesma categoria de filmes como Homem-Aranha, Batman, Super-Man e tantas outras franquias que são ditas como os mais esperados do ano e tem um roteiro que diverte, emociona e é um entretenimento de primeira qualidade.
O filme é totalmente ao contrário da minha expectativa descrita no primeiro páragrafo. Jon Favreau (Que dirigiu também o belo Zathura: Uma Aventura Espacial) nos trouxe um espetáculo: efeitos especiais muito bem bolados, com cenas de batalha imbatíveis! São seqüências que podem ser comparadas facilmente com as do aracnídeo Homem-Aranha.
Além disso, temos um belo roteiro. Não sei quanto aos fãs de carteirinho do Homem de Ferro, mas na minha opinião a produção se superou de verdade. O texto tem ótimas tiradas, que garantem o riso até no último segundo de filme, e bons diálogos bem diretos - sem aquela clássica enrolação de "E o que será de nós agora?". As atuações também chamam bastante atenção e Robert Downey Jr. (Do nada empolgante Soltando os Cachorros) se reergueu bem nesse filme, dando uma ótima interpretação ao protagonista.
Que venham mais super-heróis, Marvel!
Nota: 9,0

- Por Mateus Pereira:
Classificado com um dos filmes mais esperados do ano, "Homem de Ferro" não decepciona e de quebra no final, dá um gostinho de quero mais. E além disso, o filme foi a chance de Robert Downey Jr. dar um "up" em sua carreira que até então estava estacionada, literalmente, assim muitos vem relatando.
Na verdade, Robert Downey Jr. está perfeito no papel, realmente o filme não seria o mesmo sem o ar de "sou o melhor" que o ator nos proporcionou de forma simples, mas competente. Gwyneth Paltrow, sendo a namorada do herói, nós dá um show de beleza, carisma e simpatia, entretanto uma atuação pouco desenvolvida. Jeff Bridges também marca sua presença como o vilão, após ter uma redução em participações em filmes. Terrence Howard, já indicado ao Oscar, interpreta o amigo do herói, com uma atuação também pouco desenvolvida. E para fechar com chave de ouro o autor de quadrinhos Stan Lee e criador de séries como "Homem-Aranha" e "X-Men", faz uma participação no filme, quase nem dá para notar, mas também comparece.
Claro que bons filmes de heróis não existem sem efeitos especiais e com esse filme não é diferente. Os efeitos resultaram em cenas bem feitas e movimentos muito realistas, que são um dos principais quesitos que classificam um filme de super-herói como bom ou ruim.
Mas o que mais me chamou a atenção do filme foi o roteiro, que ficou disparado de outros filmes de super-heróis pelo fato da história ser mais inteligente e girar em torno, de certa forma, da guerra, isso realmente foi admirável, visto que em filmes do gênero giram em torno da donzela em perigo e esse não, esse se destacou.
Agora chegou a hora de confessar que eu estava com minhas expectativas para o filme relativamente baixas e acabei de surpreendendo, e muito. Mas em contrapartida, eu esperava um pouco, nem que fosse só mais um pouquinho de cenas de ação, pra mim foi o que mais fez falta, mas claro que as cenas de ação do filme são ótimas, de perder o fôlego.
De fato, como devem ter percebido, vale a pena ver o filme, para mim já é um dos melhores filmes do ano até agora e que dá início à nova era da Marvel nos cinemas!
Nota: 8,5

-> Extras:

- Trailer:


Nenhum comentário: