sábado, 12 de abril de 2008

[Em DVD] No Vale das Sombras

NO VALE DAS SOMBRAS

-> Informações Gerais:

Título Original:
In the Valley of Elah
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 121 min.
Classificação Etária: 14 anos
Lançamento (BR): 30 de Novembro de 2007
Site Oficial: http://www.inthevalleyofelah.com/
Direção: Paul Haggis
Roteiro: Paul Haggis, baseado em estória de Mark Boal e Paul Haggis
Elenco: Tommy Lee Jones, Charlize Theron, Jason Patric, Susan Sarandon, James Franco, Frances Fisher, Jonathan Tucker
Sinopse: Ao voltar para casa depois de servir na Guerra do Iraque, o jovem Mike desaparece e é considerado foragido do exército. Seu pai, o ex-militar Hank Deerfield, recebe o telefonema com as notícias perturbadoras e parte em busca do filho, deixando sua mulher Joan em tensa expectativa. Emily Sanders, uma investigadora de polícia da jurisdição em que Mike foi visto pela última vez, ajuda-o na busca, inicialmente relutante. Conforme as provas começam a surgir, o que era um caso de desaparecimento configura-se como suspeita de assassinato. Emily e Hank têm então de enfrentar o alto escalão militar para manter a investigação em processo. Mas quando a verdade sobre o serviço de Mike no Iraque finalmente é descoberta, Hank é forçado a reavaliar suas crenças para desvendar o mistério por trás do sumiço do filho.
-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 8,8

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:
Quando li a sinopse, achei que essa produção seria decepcionante. Porém, a presença de nada menos que Tommy Lee Jones e a direção de Paul Haggis (Do imperdível "Crash - No Limite") me deram um impulso para conferir "No Vale das Sombras".
Não me arrependi. O filme tem uma ótima temática e quando você acha que o filme acabou... você se engana! Surge mais enredo, mais detalhes e mais situações que mudam totalmente o contexto em geral.
Além de um ótimo roteiro, que foi bem trabalhado e super amarrado, o elenco também merece aplausos. Tommy Lee Jones faz uma atuação marcante, emotiva e mostra bem o clima de "perdi o meu filho... e agora?" - tanto que ele foi indicado ao Oscar 2008 de Melhor Ator, perdendo para Daniel Day-Lewis (Que não merecia ter levado a estatueta para casa). Charlize Theron também chama atenção e é outro belo motivo para conferir esse filme.
Para completar, a direção é outro ponto positivo. Haggis nos mostra mais um filme psicológico, simples e com uma ótima dose de drama. Os ângulos utilizados por ele também garantiram um filme bem rápido - você quase não vê as quase duas horas de filme passar. A maioria irá gostar desse filme! Vale a pena conferir de verdade.
Nota: 8,9

- Por Mateus Pereira:
Escrito, dirigido e produzido pelo ganhado do Oscar por "Crash - No Limite" (Paul Haggis), "No Vale das Sombras" é um filme bem sensível, com a guerra como plano de fundo e não como tema principal, mas mesmo assim tendo uma crítica forte, entretanto não é um filme policial, é muito mais que isso, é um filme que trabalha com o lado psicológico dos personagens de forma sutil mas bem trabalhada.
Para mim, o filme teve uma das melhores atuações de 2007: Tommy Lee Jones (que chegou a concorrer ao Oscar, mas realmente não seria justo ter ganhado, Daniel e Depp tiveram atuações um pouco melhores), Charlize Theron e Susan Sarandon que simplesmente deram vida ao filme, atuações muito bem trabalhadas e muito bem pesquisadas, dignas de aplausos.
Assim como os atores, o roteiro (que merecia ao menos concorrer ao Oscar) merece aplausos pelo seu lado honesto e tocante, um roteiro muito bem realizado, com um final que acerta em cheio o ponto principal do filme e um bom desenvolvimento ao decorrer do filme, mas faltou um pouco de ritmo, certas partes ficam monótonas e não conseguem prender a atenção do telespectador, isso foi, pelo menos para mim, o que estragou o filme um pouco. Claro que a direção Paul Haggis fez também uma grande diferença no filme, Paul sabe realmente trabalhar com filmes psicológicos, esse é seu forte. Trilha sonora foi um pouco fraca, mas em compensação o filme tem uma boa edição.
Os fãs de um bom drama não podem perder esse filme, contando nem todos irão gostar do filme, como sempre.
Nota: 8,7

-> Extras:

- Trailer:


Nenhum comentário: