quarta-feira, 23 de julho de 2008

[Em DVD] Batman - O Cavaleiro das Trevas

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS

-> Informações Gerais:

Título Original:
Batman - The Dark Knight
Gênero: Aventura, Ação
Tempo de Duração: 144 min.
Classificação Etária: 12 anos
Lançamento (BR): 18 de Julho de 2008
Site Oficial: http://www.thedarkknight.warnerbros.com/
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan, Christopher Nolan, David S. Goyer
Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Michael Caine, Aaron Eckhart, Morgan Freeman, Gary Oldman, Maggie Gyllenhaal.
Sinopse: Em 'Batman - O Cavaleiro das Trevas', Batman continua lutando contra o crime e, em parceria com o Tenente Jim Gordon e com o promotor Harvey Dent, destrói diversas organizações criminosas de Gotham City.
A parceria se mostra eficaz, mas eles logo se deparam com um reino de caos que aterroriza a cidade, gerada pelo genial criminoso conhecido como Coringa.

-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 9,2

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:

Filmão! Apesar de eu ter ido ao cinema pensando que marcaria o primeiro 10 aqui no Cinéfilos, o filme tem alguns pontos que podem cansar alguns. Felizmente, não foi o meu caso e Batman retornou a tela grande em grande estilo.
Depois de vários meses de espera que foram recheados com belos trailers da mega produção, a película é uma das melhores do ano. E ela só não é a melhor isoladamente por apenas um detalhe: o roteiro. A história está muito bem feita, falas inteligentíssimas - repetindo o belo trabalho de Batman Begins, porém o filme se torna um pouco lerdo por usar um lado mais político de Gotham e envolver políticos e policiais no mesmo conflito. Para mim, esse não foi o problema, mas os fanáticos por incansáveis lutas poderão se decepcionar um pouco.
Mesmo assim, eu gostei muito do texto e ele é muito bem representado pelo elenco em geral. Christian Bale encarna mais uma vez o herói mascarado e é digno de aplausos. Outro que merece grandes elogios por causa da sua ótima conduta em cena é Heath Ledger. O ator australiano que morreu em janeiro por uma overdose faz uma das atuações mais marcantes do ano no papel de Coringa. Com ótimas risadas maléficas e bela expressão no geral, Ledger faz uma apresentação digna de um Oscar. É cedo ainda para falarmos na estatueta, mas ele com certeza merece algum reconhecimento por Batman.
Os personagens secundários também saem bem. Michael Caine, Morgan Freeman e Aaron Eckhart tem uma ótima presença em cena e só completa o belo elenco em geral. Além dos atores, os efeitos visuais mais uma vez nos dão um espetáculo com ótimas seqüências finais.
O som do filme em si foi muito bem tratado. A trilha-sonora teve uma presença importante e também merece créditos. Enfim, um filme imperdível que reuniu um elenco formidável e efeitos impecáveis. Com certeza não irá agradar todos, mas a grande maioria não se decepcionará com o Cavaleiro das Trevas.

Nota: 9,5

- Por Mateus Pereira:
Certamente "Batman - O Cavaleiro das Trevas" recebeu o foco mundial após a inacreditável morte de Heath Ledger e após isso, recebeu mais foco ainda com a excelente divulgação da obra que vai desde posters e banners criativos até trailers e spots incrivelmente bem feitos.
De fato, Batman voltou com (quase) tudo em cima, para mudar completamente a visão de todos sobre as adaptações de personagens em quadrinhos, ou seja, o filme inova (e como)!
Tal inovação fica por conta do roteiro, que diferente de tudo que já se viu, consegue transparecer denso e sombrio de um jeito único, que deu um grande impacto. E tal impacto se dá através de uma história mais política e inteligente, que conta com a presença de diálogos muito bem bolados e inteligentes, além de ótimas (poucas) cenas de ação. Mas enfim, além da história ter poucas cenas de ação (fato pelo qual eu não esperava), o enredo se prolonga demais e com tantas reviravoltas e informações, acaba se tornando cansativo, além de algumas falhas, como por exemplo, a mudança completamente repentina de "lado" do Duas Caras e também senti falta de uma final com mais lutas e adrenalina, mas enfim. Claro que não vou negar que o roteiro é um dos melhores do ano até agora, afinal, lida com questões polêmicas e trabalha com a mente humana de uma forma espetacular.
Além de ter um dos melhores roteiros do ano, a obra conta também com um dos melhores elencos do ano. Christian Bale, mesmo interpretando o personagem-título, acabou ficando em segundo plano e não teve muita chance de se desenvolver, mas de qualquer forma acabou se saindo bem. Não adianta negar que Heath Ledger é a grande estrela do filme, que "finalizou" sua carreira da melhor forma possível, entrando de corpo e alma no seu personagem, merecendo então levar alguns prêmios póstumos, até mesmo o "Oscar", mas ainda é cedo para saber. Aaron Eckhart acaba tendo uma de suas melhores interpretações, merecendo destaque também. Gary Oldman recebeu bem mais destaque na história e acabou também se saindo muito bem. Michael Caine e Morgan Freeman marcam a sua presença, mas sem muito desenvolvimento de seus personagens. E o elenco se finaliza com a presença feminina da Maggie Gyllenhaal, que vem melhorando cada vez mais, mas infelizmente sua atuação em "Batman" acabou decepcionando por ela acabar não se destacando, permanecendo então bem neutra.
Efeitos especiais e som são excelentes, assim como a fantástica e impactante trilha sonora que teve papel decisivo na história.
De qualquer forma, "Batman - O Cavaleiro das Trevas" é muito bem dirigido/produzido, mas também não é uma obra-prima e nem perfeito, mas com toda certeza merece ser visto.

Obs: qualquer parâmetro entre “Batman Begins” e “Batman - O Cavaleiro das Trevas” é inviável, afinal, um é bem diferente do outro.

Nota: 8,9

-> Extras:

- Trailer:

Nenhum comentário: