quinta-feira, 3 de julho de 2008

[Em DVD] O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN

-> Informações Gerais:

Título Original:
Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 122 min.
Classificação Etária: 14 anos
Lançamento (BR): 06 de Fevereiro de 2002
Site Oficial: http://www.amelie-themovie.com/
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant
Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Yolande Moreau, Artus de Penguern, Urbain Cancelier, Maurice Bénichou e Dominique Pinon
Sinopse: Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 8,8

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:
Vou começar com uma confissão. Sempre tive medo de alugar "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain". Por que? Olhe para o título. Parece ser um daqueles filmes que irão gastar três horas da sua vida e causará efeito nenhum depois. Li várias críticas e finalmente criei coragem para trazer o filme para casa.
E gostei. E como! Um filme simples, com uma condução um tanto quanto engraçada - a maneira como é apresentado cada um dos persongens principais e no que cada situação pode se estender é no mínimo bizarra. São analogias bem profundas e que muitos espectadores se surpreenderão por terem jeitos muito semelhantes com os seus.
O roteiro, recheado dessas inteligentíssimas tiradas, foi muito bem elaborado e não é por menos que concorreu ao Oscar em 2001. A história se conduz de uma maneira tão... indiscutível, que encantará a maioria. Se você gosta de filmes que levantam sua moral e que te dão aquela vontade de mudar o mundo... Amelie Poulain fará bem o seu estilo.
Os recursos mais técnicos também tiveram um papel fundamental - que dão ainda mais vida ao filme. A fotografia e a trilha-sonora elevaram bem a "estima" da produção e as quase duas horas são praticamente imperceptíveis.
Por fim, o elenco mostra o que a França tem de melhor: Audrey Tautou (Que mais tarde fez o polêmico 'Código da Vinci') encarnou de uma maneira inesquecível a personagem-título, Yolande Moreau e Maurice Bénichou tiveram uma presença boa no filme.
Simplesmente, fabuloso.
Nota: 8,9

- Por Mateus Pereira:
Particularmente, demorei alguns dias para fazer essa crítica por estar com uma dúvida por não saber se eu deveria elogiar ou literalmente criticar "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", ou seja, dentro de mim a história conseguiu deixar uma marca, mas não sei se é uma marca boa ou ruim, enfim, é estranho, eu sei. Sendo assim, descobri que essa obra realmente me agradou e após assisti-la me deu uma indescritível sensação de leveza e uma vontade de ajudar os outros, tipos de sensações que são raras de se sentir com apenas um filme.
O principal e desencadeador fator de tal prestígio sentimental é sem dúvida alguma o roteiro que é extremamente diferente das histórias Hollywoodianas que estamos acostumados a ver, por se tratar de expressar de forma sensível a mente de uma moça que não se vê todo dia, com uma bondade infinita retratada de forma abstrata e única. A história é incrivelmente simples e complexa ao mesmo tempo, afinal, em se tratando de sensações humanas, pode ser algo fácil e/ou difícil de demonstrar cinematograficamente. Enfim, não há como explicar ao certo as sensações que essa história passa ao telespectador de forma singular. E também, a história é continuamente rápida em se tratando de explicar a história e apresentar os personagens, através de um narrador bem incrementado no contexto.
Se o roteiro não fosse motivo suficiente para assistir o filme, certos aspectos técnicos o fariam como, por exemplo: a sensacional fotografia que encanta; assim como a trilha sonora que em alguns momentos se destaca e em outros fica meio comprimida, mas não deixa de ser espetacular e por último a direção de arte que foi feita nos mínimos detalhes possíveis além de dar um toque sensacional no enredo.
Por último, mas não menos importante, o prestígio mundial do filme deve-se também a convincente atuação de todo o elenco, destacando é claro, a personagem-título interpretada por Audrey Tautou que conseguiu trazer algo de novo para a história, interpretando de forma singela entretanto bem trabalhada uma personagem que de fato se expressa muito através de caras e bocas caricatas.
Após esse "desabafo", apesar da história começar com bastante energia e de forma contagiante, sinto em informar que em determinada parte do filme a história trava e continua assim até o final, sem a energia inicial que o roteiro propõe, mas nem tudo é perfeito. Claro que o resultado final não foi adorado por todos por dizerem que a obra é apenas bonitinha (ou nem isso), nada muito além disso e em parte tenho que admitir que concordo.
Mas apenas finalizando, só assistindo ao "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" para entender o que estou falando, mas apesar de ser um filme sensacional, não posso dizer que se tornou um dos meus filmes favoritos, mas aconselho você a se entregar a essa personagem única, porque certamente ela deve conquistar você.
Nota: 8,7

-> Extras:

- Trailer:


Nenhum comentário: