domingo, 20 de julho de 2008

[Em DVD] A Vida dos Outros

A VIDA DOS OUTROS

-> Informações Gerais:

Título Original:
Das Leben der Anderen
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 132 min.
Classificação Etária: 12 anos
Lançamento (BR): 30 de Novembro de 2007
Site Oficial: http://www.thelivesofothers.com/
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck
Roteiro: Florian Henckel von Donnersmarck
Elenco: Martina Gedeck, Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Ulrich Tukur, Thomas Thieme, Hans-Uwe Bauer, Volkmar Kleinert
Sinopse: Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado com Dreyman mas é alertado por Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas. Simultaneamente o ministro Hempf se interessa por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais.

-> NOTA / Cinéfilos do Cinema (MÉDIA): 9,0 (?)

-> Críticas:

- Por Júlio Boll:

-

Nota:

- Por Mateus Pereira:

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, "A Vida dos Outros" conseguiu vencer até mesmo o aclamado "O Labirinto do Fauno", merecidamente.
"A Vida dos Outros" é um longa alemão, que certamente é um dos melhores filmes que tenho visto nos últimos tempos, com inúmeras qualidades, a começar pelo inteligente, sagaz e bem “costurado” roteiro que não tem uma falha sequer e ainda consegue prender a atenção de forma surpreendente (especialmente a minha atenção, visto que eu não estava esperando muito da obra), mas mesmo apesar da história começar um pouquinho fraca, depois ela se torna algo sensacional, até a sua última cena, sem contar que a direção também é muito competente e digna do prestígio que teve, apesar do filme ter merecido mais destaque, mas tudo bem.
As atuações são as melhores possíveis, especialmente o Ulrich Mühe que conseguiu passar emoção para o telespectador, mas infelizmente o ator faleceu no ano passado por causa do câncer, mas certamente ele finalizou sua carreira de forma extraordinária. Já os outros atores principais Martina Gedeck e Sebastian Koch também conseguem surpreender e deixar a história mais real com suas atuações bem trabalhadas. O resto do elenco também se superou, mas sem nenhum destaque a parte.
Um dos melhores aspectos do longa é a trilha sonora, que serviu perfeitamente para conduzir e desenvolver a trama, com músicas impactantes e excelentes que elevaram a qualidade do resultado final. Também tem a fotografia que, muito boa, conseguiu deixar o filme mais denso e real.
Como deu para perceber, "A Vida dos Outros" é um filme imperdível e raro, que fica na sua cabeça por longos dias e nos faz pensar e refletir. Apesar de ainda haver certo preconceito contra filmes estrangeiros, eu, particularmente, indicaria esse filme para qualquer pessoa que goste de um bom drama sensível e excepcionalmente bom.

Nota: 9,0

-> Extras:

- Trailer:

Nenhum comentário: