sábado, 1 de março de 2008

Oscar 2008: E a imprevisão se confirma!

Foi uma noite diferente. Um filme que tinha o roteiro feito por ex-stripper, uma francesa venceu o Oscar de melhor atriz e um espanhol levou para casa o de melhor coajuvante: podemos perceber sinal de mudança nos vencedores das estatuetas - os estrangeiros vencendo os favoritos e os costumeiros americanos.
"Onde os Fracos Não Tem Vez" foi o filme que impressionou a crítica e venceu 4 categorias: melhor filme, diretor(es), ator coadjuvante (Para o favorito Javier Bardem) e roteiro adaptado. Ainda nas categorias principais, a francesa Marion Cottiliard (Piaf) ganhou o de melhor atriz, vencendo Julie Christie - a favorítissima. Ainda sobre as mulheres, a estatueta de coajuvante foi para a "zebrada" Tilda Stewart, vencendo Cate Blanchett e Ellen Page - favoritas. Apenas na parte masculina a maioria das apostas se concretizaram: Daniel Day-Lewis levou de melhor ator pelo dramático "Sangue Negro" e Bardem pelo filme dirigido pelos irmãos Coen.
Nas categorias técnicas tivemos muitas surpresas: A vitória praticamente certa de "Transformers" em Melhor Efeitos Visuais foi abalada pela conquista e premiação do azarão "A Bússola de Ouro". Outra grande surpresa foi "O Ultimato Bourne" ter levado 3 estatuetas - sendo duas em relação ao som (Edição e Mixagem) e outra a de edição geral.
E agora que venha 2009!

-Confira a lista completa dos vencedores, clicando aqui.

-Os vencedores das principais categorias foram:

Melhor filme
Onde os Fracos Não Têm Vez

Ator
Daniel Day Lewis (Sangue Negro)

Atriz
Marion Cotillard (Piaf - Um Hino ao Amor)

Ator coadjuvante
Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez)

Atriz coadjuvante
Tilda Swinton (Conduta de Risco)

Nenhum comentário: